Ser Ousada

Carioca trabalha 12h ao dia, encontra tempo para se exercitar e perde 26 kg

Hugo é dono de uma loja de shopping e fica no trabalho das 10h às 22h.
Ele aprendeu a administrar a rotina, começou a caminhar e mudou a dieta.

perda 2

“Ninguém acreditava que eu conseguiria ser tão focado”, diz o empresário, com 26 kg a menos (Foto: Arquivo pessoal/Hugo Waite)

Falta de tempo é um dos principais motivos para as pessoas não fazerem exercício físico. Mas há quem não se deixe abalar pelo excesso de obrigações do cotidiano. O empresário Hugo Waite, de 33 anos, do Rio de Janeiro, é um exemplo disso.

Dono de uma loja de shopping e com a rotina de trabalho das 10h às 22h de segunda-feira a sábado, o carioca encontrou um modo de se exercitar e mudar o estilo de vida para sair dos 122 kg. “Só comia fast food, salgadinho e essas comidas de shopping. Além disso, ficava 12 horas sentado”, lembra.

Hugo diz que uma das motivações que o fizeram dar o primeiro passo para perder peso foi um acidente com um grande amigo. “Ele sofreu um acidente, perdeu uma perna e está se recuperando. Mas fiquei muito triste porque ele sempre foi muito ativo e cruzava estradas de moto, então aquilo me fez perceber que eu não tinha o direito de ser sedentário”, recorda.

Motivado a começar, o empresário começou a acordar mais cedo para caminhar na rua antes de ir trabalhar. “Tive que ajustar meu horário e, no começo, minha vida social ficou um pouco de lado porque caminhava de 5 a 6 dias por semana”, diz. Mas ele não desanimou e logo começou a pegar gosto pelo exercício físico, até que resolveu se arriscar em uma corrida de rua, em junho deste ano. “Gostei de correr e já me inscrevi para outra corrida, em novembro”, conta animado.

Quando Hugo não consegue se levantar às 6h30, ele compensa indo e voltando a pé ou de bicicleta para o trabalho, um trajeto de 4,5 quilômetros. “Estou sempre em movimento. Faço jiu jitsu e agora entrei na academia para começar a fazer musculação, apesar de não gostar muito”, diz o carioca.

Junto à atividade física, o empresário teve que aprender também a resistir às tentações da praça de alimentação do shopping, como as lanchonetes, fast food, pizzarias e churrascarias. “Um funcionário aqui da loja havia me dito que a dieta da proteína era uma boa opção, eu dei uma pesquisada e comecei a fazer. Perdi peso, mas depois de um mês, fui ao médico porque estava com medo de o excesso de proteína prejudicar meus rins”, conta. (veja no infográfico abaixo os riscos do excesso de proteína para a saúde)

O médico pediu alguns exames e constatou que a saúde de Hugo estava boa, mas mesmo assim, achou melhor adequar a alimentação do empresário e eliminar as restrições. “Ele disse que eu não podia ficar só na proteína por tanto tempo e me orientou a ingerir carboidratos em pequenas porções”, lembra.

Então, o carioca voltou a comer carboidratos, mas trocou os refinados pelos integrais e reduziu a quantidade. “Antes eu comia vários tipos de carboidrato em uma só refeição. Hoje meu almoço é um grelhado, uma salada e algum alimento integral”, conta. Hugo cortou também o açúcar e reduziu o consumo de refrigerante, cerveja e whisky, que ele bebia quase todos os dias. “Agora eu tiro um dia por semana ou a cada 10 dias para comer algo que eu gosto, mas percebi que fiquei mais seletivo. Se abro mão da rotina para comer algo, quero que seja algo da melhor qualidade”, avalia.

Para driblar as tentações da praça de alimentação, o empresário começou a levar comida feita de casa – mas quando precisa comer no shopping, ele diz que já sabe se controlar e evitar as “besteiras”.

“Quando eu ia ao restaurante por quilo, por exemplo, pegava a salada e quando chegava perto dos grelhados, sempre tinham uns salgadinhos que ficavam gritando para mim. Era uma tortura, mas eu consegui resistir e fui firme”, conta satisfeito.

A determinação e firmeza de Hugo o fizeram chegar aos 96 kg em cerca de 5 meses. “Antes, eu trabalhava 12 horas por dia e  tinha que dormir no estoque. Hoje eu passo o dia na loja e estou sempre ligado”, avalia. O carioca acredita que a perda de peso trouxe benefícios também para o sono e para a saúde – depois de emagrecer, ele foi liberado pelo médico para parar de tomar o remédio para hipertensão, que tomava há 4 anos. “Descobri a pressão alta quando era adolescente e chegava a ter sintomas, como sangramento no nariz”, lembra.

Atualmente com 26 kg a menos na balança, o carioca diz que terá o desafio de manter o ritmo e evitar o efeito sanfona. “Será um desafio, mas acredito que vou continuar porque mudei como um todo, inclusive na maneira de pensar”, analisa. Hugo diz que, no início, muitos desconfiaram da sua mudança, inclusive sua esposa, mas ele conseguiu provar sua capacidade e continua provando até hoje. “Um dos meus maiores prazeres sempre foi comer. Ninguém acreditava que eu conseguiria ser tão focado. Mas agora eu e minha esposa completamos 7 anos de casados e ela comemora o novo marido que ganhou”, finaliza.

Fonte: G1